Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Sem categoria

Notícias

Logo novo

Hospital São Camilo começa a vacinar servidores contra a gripe

Nesta quarta-feira (14), os servidores da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo) começaram a ser vacinados contra a gripe dentro dos grupos prioritários estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Katia Kasper, que trabalha há quatro anos na instituição, foi uma das primeiras a receber a proteção. “É uma satisfação ter esse reconhecimento e preocupação de imunizarem a gente que trabalha na área da saúde. Fico imensamente agradecida com essa dedicação”, disse a funcionária de 49 anos.

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH ) pretende vacinar todos os 693 servidores até a próxima sexta-feira (16), com as doses que foram disponibilizadas nesta primeira fase.

Trabalhadores da área privada serão vacinados nesta sexta
Nesta sexta-feira (16), profissionais de saúde da rede privada de Esteio poderão se vacinar contra a gripe, das 8h30min às 17h, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900). Para agilizar o procedimento e evitar aglomerações, o horário da aplicação deve ser agendado no site www.esteio.rs.gov.br/vacina. No dia, é preciso apresentar carteira de vacinação, documento de identificação e registro profissional ou comprovante de vínculo empregatício na área da saúde (carteira de trabalho, por exemplo). Quem não puder comparecer, terá uma outra oportunidade no dia 7 de maio (as agendas serão abertas em breve). Os profissionais de saúde da rede pública (unidades básicas de saúde e Hospital São Camilo), por sua vez, vão receber a proteção em seus locais de trabalho.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe teve início na última segunda-feira (12). Além dos trabalhadores da saúde, também fazem parte do primeiro grupo prioritário crianças maiores de seis meses e menores de seis anos, gestantes e puérperas. Para esses públicos, a aplicação está sendo feita nas unidades básicas de saúde (UBS) somente por agendamento, também pelo site esteio.rs.gov.br/vacina. Como essa é a mesma página utilizada para marcar a imunização contra o novo coronavírus (COVID-19), o usuário deverá ter atenção no momento de preencher os dados. Quem tiver dificuldade para acessar a Internet poderá reservar o horário pelo telefone 3473-6377 e escolher a opção 1.

A proposta do agendamento é evitar aglomerações nas UBSs, reduzindo o risco de contágio com COVID-19. Ao marcar, é necessário informar nome completo, data de nascimento, CPF, telefone e endereço de quem receberá a imunização. No dia agendado, é obrigatório apresentar a carteira de vacinação, comprovante de residência e um documento oficial de identificação. A pessoa pode escolher qualquer UBS com agenda disponível para receber as doses.

Na segunda etapa, prevista para acontecer entre 11 de maio e 8 de junho, serão imunizadas as pessoas acima de 60 anos e os professores. Haverá, ainda, uma terceira fase, entre 9 de junho e 9 de julho, que terá como público-alvo pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade. A definição dos grupos prioritários segue as determinações do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Como a ação ocorrerá em paralelo à vacinação contra a COVID-19, a orientação é que as pessoas que fazem parte de públicos da campanha contra o coronavírus, como idosos e profissionais de saúde, aguardem um intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação de doses das vacinas contra a gripe e a da COVID-19.

Vale lembrar que a vacina da gripe não protege contra o novo coronavírus. No entanto, ela é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem influenza na triagem de casos para o coronavírus e também evitar a hospitalização de pacientes com gripe, deixando os serviços de saúde livres para tratar dos casos de COVID-19.
Campanha de vacinação contra a gripe em Esteio – Primeira etapa
Vacinação dos trabalhadores de saúde – rede privada
Quando: sexta-feira (16)
Local: Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900)
Horário: agendar no site www.esteio.rs.gov.br/vacina (ou pelo telefone 3473-6377 – opção 1)
* Na data agendada, apresentar carteira de vacinação, documento de identificação e registro profissional ou comprovante de vínculo empregatício na área da saúde (carteira de trabalho, por exemplo)
** Os trabalhadores da saúde da rede municipal (unidades básicas de saúde e Hospital São Camilo) serão vacinados em seus locais de trabalho


Vacinação de crianças maiores de seis meses e menores de seis anos, gestantes e puérperas
Período
: até 10 de maio
Onde: Unidades básicas de saúde, somente com agendamento
Como fazer: agendar local e horário para receber a vacina no site www.esteio.rs.gov.br/vacina (ou pelo telefone 3473-6377 – opção 1)
* Na data agendada, é obrigatório apresentar a carteira de vacinação, comprovante de residência e um documento oficial de identificação
Próximas etapas
11 de maio a 8 de junho
Pessoas acima de 60 anos e professores

9 de junho a 9 de julho
Pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade

20210414_AdrianoRosadaRocha_VacinacaoGripeServidoresSaoCamilo_abre 20210414_AdrianoRosadaRocha_VacinacaoGripeServidoresSaoCamilo_012 20210414_AdrianoRosadaRocha_VacinacaoGripeServidoresSaoCamilo_011 20210414_AdrianoRosadaRocha_VacinacaoGripeServidoresSaoCamilo_010 20210414_AdrianoRosadaRocha_VacinacaoGripeServidoresSaoCamilo_009 20210414_AdrianoRosadaRocha_VacinacaoGripeServidoresSaoCamilo_008 20210414_AdrianoRosadaRocha_VacinacaoGripeServidoresSaoCamilo_007 20210414_AdrianoRosadaRocha_VacinacaoGripeServidoresSaoCamilo_006 20210414_AdrianoRosadaRocha_VacinacaoGripeServidoresSaoCamilo_005 20210414_AdrianoRosadaRocha_VacinacaoGripeServidoresSaoCamilo_004 20210414_AdrianoRosadaRocha_VacinacaoGripeServidoresSaoCamilo_003 20210414_AdrianoRosadaRocha_VacinacaoGripeServidoresSaoCamilo_002 20210414_AdrianoRosadaRocha_VacinacaoGripeServidoresSaoCamilo_001

Fotos: Adriano Rosa da Rocha