Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Sem categoria

Notícias

CAPA_AdrianoRosadaRocha_DoacaoSangueRuaCoberta_006

Últimos dias para se cadastrar para doação de sangue na Capital

Esta quarta-feira (24) é o último dia para voluntários se inscreverem para a ação que levará doadores de sangue ao Hemocentro do Estado, na Capital na próxima quinta-feira (25).

Os interessados em participar devem se inscrever pelo e-mail gruposangueamigodavida@hotmail.com ou pelos telefones 99208-9947 (via Whatsapp) ou 98181-0877 com Ana Tavares, coordenadora do grupo Sangue Amigo, entidade que promove a campanha. O transporte será gratuito e todos devem fazer o uso de máscaras.O ônibus partirá às 8h30min da Pedro Lerbach, 34.

Quem não puder participar da Viagem da Solidariedade, mas deseja colaborar doando sangue, pode ir até o Hemocentro do Estado, instituição responsável pela distribuição do que é utilizado em procedimentos realizados no Hospital São Camilo. Localizado na Av. Bento Gonçalves, 3722, a instituição atende de segunda a sexta feira, das 8h às 18h. Para cadastro de doador de medula óssea, o atendimento é feito de segunda a sexta feira, das 8h às 17h. Veja abaixo mais informações sobre os requisitos para doar sangue e outras orientações importantes.

Doar sangue faz bem, não somente para quem recebe, como também para quem está fornecendo, como a redução de risco de doenças cardíacas e de alguns tipos de câncer.

Doação de sangue no Hemocentro
Quando: Quinta-feira (25)
Local: Ônibus sairá da Rua Garibaldi (Rua Coberta), às 8h30min
Inscrições: Até quarta-feira (24) pelo e-mail gruposangueamigodavida@hotmail.com ou pelos telefones 99208-9947 (Whatsapp) ou 98181-0877, com Ana Tavares

Sangue é armazenado na agência transfusional
Por mês, em média, são utilizadas 60 bolsas de sangue no Hospital São Camilo. A agência transfusional é o setor do São Camilo onde ficam armazenados o sangue e seus derivados para uso em procedimentos na instituição. O espaço específico para este fim foi inaugurado em junho de 2018.

De acordo com a direção do HSC, os estoques de hemocomponentes de todos os hemocentros estão em baixa. “Pela adoção de medidas de prevenção ao covid-19, as atividades dos hemocentros estão seguindo os protocolos de distanciamento e com isso há uma menor capacidade de coletas. Com o carnaval, mesmo que seja um ano atípico, há um aumento significativo da demanda em cirurgias de emergência”, disse o diretor administrativo, Adriano Coutinho. “Temos um estoque mínimo para essas situações, mas o que é de rotina a agência tem que solicitar. Atualmente esse estoque está abaixo do que deveria, por causa da pandemia. O número de transfusões é maior do que o número de doadores que conseguimos encaminhar para o hemocentro, por isso a importância da doação.”

Requisitos para ser um doador:
Ter de 18 a 65 anos, pesar mais de 50 quilos, ser saudável e ter se alimentado. Aqueles que já tiveram hepatite, doença de chagas, malária, sífilis ou fizeram tatuagem no último ano não podem fazer a coleta.

Orientações para doadores:
Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e à segurança de quem vai receber o sangue.

Requisitos
– Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação)
– Estar bem de saúde}
– Ter entre 18 e 65 anos
– Pesar mais de 50 quilos
– Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
– Não ter ingerido bebidas alcoólicas até 24 horas antes da doação


Impedimentos temporários

– Febre
– Gripe ou resfriado
– Gravidez
– Puerpério: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias
– Uso de alguns medicamentos
– Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis

Cirurgias e prazos de impedimentos
– Extração dentária: 72 horas.
– Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: três meses
– Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia: seis meses
– Transfusão de sangue: um ano
– Tatuagem: um ano

Impedimentos definitivos
– Hepatite após os 10 anos de idade
– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
– Uso de drogas ilícitas injetáveis
– Malária

Intervalos para doação
– Homens: 60 dias (até quatro doações por ano)
– Mulheres: 90 dias (até três doações por ano)

Hemocentro do Estado
Endereço: Av. Bento Gonçalves, 3722 – Porto Alegre
Atendimento:
– Para doação de sangue: de segunda a sexta feira, das 8h às 18h
– Para cadastro de doador de medula óssea: de segunda a sexta feira, das 8h às 17h